É sabido que, por meio de alimentos, podemos ter uma melhor qualidade de vida. Mas, para que a alimentação seja realmente benéfica, é preciso atentar-se à procedência daquilo que é colocado no prato.
A gastroenterite aguda, popularmente conhecida como intoxicação alimentar, está relacionada à ingestão de alimentos ou bebidas contaminados por bactérias ou vírus, como a Salmonella, a Escherichia coli e Rotavírus.
Ao entrar em contato com o organismo humano, eles podem provocar náuseas, diarreia, cólicas abdominais e até febre. Geralmente, esses invasores se proliferam em alimentos que não foram armazenados ou preparados devidamente, sendo muito comum na carne e no leite.
Se você viaja com frequência e/ou costuma comer em locais diferentes, vale verificar a reputação do estabelecimento quanto a higiene e qualidade do que está sendo servido. Embora seja uma ocorrência comum, as consequências de uma intoxicação alimentar podem ocorrer em graus diferentes e, por isso, é importante prestar bastante atenção à manutenção dos alimentos, além de reforçar hábitos simples, mas que são fundamentais, como a lavagem das mãos antes das refeições. Em caso de sintomas, procure um médico!