Notícias

AVC – A doença que mais mata no Brasil

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame, é uma condição que afeta o abastecimento de sangue, oxigênio e suprimentos que mantêm o cérebro em pleno funcionamento. Hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar são alguns dos fatores de risco.

Há dois tipos diferentes de AVC:
Isquêmico: o de maior incidência. Acontece quando um dos vasos do sistema circulatório que fazem o suprimento de sangue e oxigênio do cérebro fica entupido ou obstruído de alguma forma, por meio de materiais como placas de gordura e coágulos sanguíneos.
Hemorrágico: ocorre o rompimento efetivo de uma ou mais veias de seu cérebro, causando um sangramento que pode gerar uma pressão no cérebro.

Geralmente, quem está sofrendo um AVC não percebe, mas existem alguns sinais que ajudam a identificar, como perda súbita de força, formigamento de um lado do corpo, paralisia facial, dificuldade para falar e para caminhar, dor de cabeça forte, vertigem, convulsões ou desmaios.

Esta condição pode deixar algumas sequelas no paciente, como dificuldades em se movimentar, falar e sentir um dos lados do corpo, além de problemas cognitivos. O tratamento depende do tipo, da gravidade e da região afetada. Ter hábitos de vida saudável e realizar exames com frequência são as formas mais eficazes de prevenção.

Compartilhe

Share on facebook
Compartilhe no facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on whatsapp
Compartilhe no Whatsapp

Veja mais notícias